terça-feira, 8 de dezembro de 2020

 

OBS IMPORTANTE

PARA FACILITAR SEU ACESSO AO BLOG

ESCREVA EM UM DOS CONTATOS DO SEU ZAP  UMA MENSAGEM  DO

ENDEREÇO DO BLOG ARTESVISUAISDICASEEXPEREIENCIAS2013.BLOGSPOT.COM.BR

E TODA VEZ QUE FOR ACESSAR O BLOG ABRE O ZAP NA MENSAGEM COM O 

ENDEREÇO DO BLOG 

CLICA NO LINK DO BLOG 

QUE ELE ABRE DIRETO NO SEU NAVEGADOR

SEM PRECISAR FICAR ESCREVENDO

TODA VEZ QUE FOR ENTRAR NO BLOG  O ENDEREÇO DO BLOG. EXEMPLO:




EU ENVIEI PARA O FELIPE O ENDEREÇO DO BLOG 

TODA VEZ QUE ELE FOR ENTRAR OU EU ABRO O ZAP DELE E CLICO NO ENDEREÇO DO BLOG

E AUTOMATICAMENTE JA ABRE NO NAVEGADOR DO SEU CELULAR .





OLÁ QUERIDOS E QUERIDAS DA EMAN.

CONTINUANDO NOSSAS AULAS PELA NET


VOLTE DEPOIS PARA A POSTAGEM DE OUTUBRO DE 2020 

QUE TEM UM LINK DE UM VÍDEO NO YOUTUBE

QUE NOS ENSINA  A MANEIRA CERTA DE ESTUDAR. 


ESSAS ATIVIDADES SERÃO PARA O MÊS DE FEV EM DIANTE DE 2021.




QUE VCS TENHAM UM ÓTIMO RETORNO E SE SINTAM FELIZES .
ANTES DE RETORNAR AS ATIVIDADES, VAMOS ASSISTIR ESSE VÍDEO DE BOAS VINDAS PARA TODOS NÓS.
 REFLETIR É BOM E FAZ PARTE DA NOSSA VIDA. 




OLÁ MAS ANTES DE SE VOLTAR AS ATIVIDADES VAMOS DAR UMA ANIMADA .
DIRETO DA RÁDIO ANTENOR 200 BIPIEME P VC .

OUÇA E DANCE.
















CONTINUANDO NA NOSSA LINHA DE CONHECIMENTOS GERAIS

TODOS OS ALUNOS PODEM APRENDER. DO SEXTO AO NONO ANO.

CURTAM AS INFORMAÇÕES E TAREFAS.

O SABER NUNCA É DEMAIS, MINHA AVÓ JÁ FALAVA ISSO.

MENSAGEM DO DIA:

SE SABES QUE NÃO SE DEVE FAZER ALGO QUE NÃO VAI DAR EM ALGO BOM;  MAS

POR QUE FAZES!








ASSUNTO : INSTRUMENTOS ÓPTICOS. 

VC VAI APRENDER Q NOSSA MÁQUINA FOTOGRÁFICA É 

IGUAL AO OLHO HUMANO. 

E OUTROS ASSUNTOS PERTINENTES A NOSSA VISÃO.

COMO MIOPIA , HIPERMETROPIA.

E ISSO CAI NO VESTIBULAR (ENEN).

A PALAVRA ÓPTICOS É UM ADJETIVO OU UMA QUALIDADE E SÃO 

COISAS ,ASSUNTOS CONCERNENTES À ÓPTICA OU A VISÃO OU ALGO QUE SE REFERE 

OU PERTENCE AO OLHO. ENTÃO A PARTIR DAÍ A PALAVRA ÓPTICA FICA SENDO 

A PARTE DA FÍSICA QUE TRATA DA LUZ E DOS FENÔMENOS DA VISÃO.E TAMBÉM 

DOS ASPECTOS DOS OBJETOS VISTOS A UMA CERTA DISTÂNCIA.

VISTO TUDO ISSO ,VAMOS FALAR DE LENTES . COMO LENTES CONVERGENTE

DIVERGENTE, LUPA. ESSES ASSUNTOS VCS VÃO APRENDER NA MATÉRIA DE FISICA II.

NO SEGUNDO GRAU.

NA MATÉRIA DE FÍSICA O SÍMBOLO DA LENTE DIVERGENTE  É :

UM TRAÇO COM SETAS PARA DENTRO.


ANTES DA LENTE                                                     
FALAMOS OBJETO                                                                DEPOIS QUE ATRAVESSA

ALGO QUE SE VÊ                                                                    A LENTE CHAMAMOS  DE IMAGEM





JÁ A LENTE CONVERGENTE É :

UM TRAÇO COM SETAS PARA FORA.





NO NOSSO OLHO O CRISTALINO  E´DO TIPO DE LENTE  CONVERGENTE JOGANDO

A IMAGEM NA RETINA . QUE FICA NO FUNDO DO OLHO.





Como funciona o Olho Humano?

Quando olhamos na direção de algum objeto, a
 imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a
 quantidade de luz recebida por meio de uma abertura 

chamada pupila. 
Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a

 pupila, a imagem 
chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
A lente do olho produz uma imagem invertida, e o 

cérebro a converte para
 a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de 

células fotorreceptoras 
transformam as ondas luminosas em impulsos

 eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
Inspirado no funcionamento do olho o homem criou a 

máquina fotográfica.
 Portanto, em nossos olhos a córnea funciona como

 a lente da câmera, permitindo 
a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina. 

Localizada na parte interna
 do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem

 se reproduz.
A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando

 a quantidade de luz que 
entre no olho. Ou seja, em ambientes com muita luz 

a pupila se fecha e em locais
 escuros a pupila se dilata com o intuito de captar 

uma quantidade de luz suficiente
 para formar a imagem.

olho humano


Cílios


São pelos localizados na borda da pálpebra e servem 

para proteger
 o olho de materiais em suspensão no ar, como a poeira.
Conjuntiva
Membrana transparente que reveste a parte anterior do 

olho e a superfície interior das pálpebras.

Córnea


É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura 

da íris. Junto com o cristalino, a 
córnea ajusta o foco da imagem no olho.
Coróide
Camada média do globo ocular. Constituída por uma rede 

de vasos sanguíneos, ela 
supre a retina de oxigênio e outros nutrientes.


Corpo Ciliar


Localizado atrás da íris o corpo ciliar é responsável pela

 formação do humor aquoso e
 pela acomodação, ou seja, mobilidade do cristalino.


Cristalino


Lente transparente e flexível, localizada atrás

 da pupila. Funciona como uma lente, cujo 
formato pode ser ajustado para focar objetos em 

diferentes distâncias, num mecanismo 
chamado acomodação.


Esclera


Camada externa do globo ocular – parte branca do olho. 

Semi-rígida, ela dá ao globo 
ocular seu formato e protege as camadas internas mais

 delicadas.


Fóvea Central


Porção de cada um dos olhos que permite perceber detalhes 

dos objetos observados. 
Localizada no centro da retina, é muito bem irrigada de

 sangue e possibilita, através das 
células cônicas, a percepção das cores.


Humor Aquoso


Líquido transparente que preenche o espaço entre a córnea

 e o cristalino, sua principal
 função é nutrir estas partes do olho e regular a pressão 

interna.


Humor Vítreo


Líquido que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina.
Íris
É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura

 circular ajustável 
chamada de pupila.


Mácula Lútea


Ponto central da retina. É a região que distingue 

detalhes no meio do campo visual.


Músculos Ciliares


Ajustam a forma do cristalino. Com o envelhecimento eles 

perdem sua elasticidade, dificultando 
a focagem dos objetos próximos e provocando presbiopia.


Músculos Extrínsecos


Conjunto de seis músculos responsáveis pelo movimento 

dos olhos. Trabalham
 em sincronismo, entre si, propiciando a movimentação 

simultânea dos olhos. Caso 
ocorra alguma alteração neste sincronismo teremos a 

deficiência ocular chamada estrabismo.


Nervo Óptico


É a estrutura formada pelos prolongamentos das células 

nervosas que formam a retina. 
Transmite a imagem capturada pela retina para o cérebro.


Pálpebras


Consideradas anexos oculares, tem como função

 proteger o olho na sua parte
 mais anterior. Através da sua

 movimentação (piscar), espalha a lágrima produzida
 pelas glândulas lacrimais, umedecendo e nutrindo a

 córnea e retirando substâncias 
estranhas que tenham alcançado o olho.


Pupila
Controla a entrada de luz: dilata-se em ambiente com

 pouca claridade e
 estreita-se quando a iluminação é maior. Esses ajustes

 permitem que a pessoa
 enxergue bem à noite e evitam danos à retina quando a

 luz é mais forte.


Retina
Sua função é receber ondas de luz e convertê-las em

 impulsos nervosos, que são
 transformados em percepções visuais.





O GLOBO OCULAR CONSTITUI UMA CÂMARA ESCURA . PORTANTO

AS IMAGENS QUE SE FORMAM SOBRE A RETINA SÃO REAIS, INVERTIDAS 

E MENORES DO QUE O OBJETO OBSERVADO. A PUPILA CONTROLA A ENTRADA 

DE LUZ NO OLHO, O CRISTALINO QUE É A NOSSA LENTE NATURAL 

É DO TIPO LENTE CONVERGENTE PROJETANDO ESSA IMAGEM 

NA RETINA . 




VEJA NOS VÍDEOS A SEGUIR.










QUANDO O VÉRTICE DO FEIXE EMERGENTE DO CRISTALINO

ESTÁ LOCALIZADO ANTES DA RETINA, DISSEMOS QUE OCORRE

MIOPIA. QUANDO ESTÁ LOCALIZADO DEPOIS, OCORRE

HIPERMETROPIA.

UMA DAS PERGUNTAS QUE VIRÃO É 

SE EU TENHO MIOPIA QUAL A LENTE DEVO  COLOCAR NO ÓCULOS PARA

CONSERTAR O PROBLEMA CONVERGENTE OU DIVERGENTE.

E SE TIVER HIPERMETREOPIA QUAL A LENTE NO ÓCULOS DEVO 

COLOCAR CONVERGENTE OU DIVERGENTE . 


PENSE E RESPONDA A SEGUIR .CAIU NO VESTIBULAR .

VOCÊ FOTOGRAFA UM OBJETO, A FOTOGRAFIA SERÁ NÍTIDA

SE A IMAGEM DO OBJETO FOTOGRAFADO SE FORMAR:

A- NA FRENTE DA LENTE DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA

B- ENTRE A LENTE E O FILME

C- ATRÁS DO FILME

D- SOBRE A LENTE

E- SOBRE O FILME


OUTRA : A CORREÇÃO DA MIOPIA E DA HIPERMETROPIA

SÃO FEITAS COM LENTES:

A- AFOCAL E DIVERGENTE

B- CONVERGENTE E DIVERGENTE

C- AFOCAL E CONVERGENTE

D- DIVERGENTE E AFOCAL

E- DIVERGENTE E CONVERGENTE


OUTRA : A IMAGEM FORMADA NA RETINA É:

A- VIRTUAL

B- MAIOR QUE O OBJETO

C- INVERTIDA EM RELAÇÃO AO OBJETO

D- DIREITA EM RELÇAO AO OBJETO



COLOCAREI AS RESPOSTAS DESSAS ALTERNATIVAS MAIS PARA

FRENTE PARA VC VER SE ACERTOU OU N.



MAIS UM ASSUNTO . OLÁ!

NO COMEÇO DO ANO SABEMOS ASSIM

COMO NO ANO TODO QUE A DENGUE NÃO SOME.

E TB A ZICA E OUTRAS .

FIQUE ATENTO E LEIA A HISTORINHA COLOCADA

ABAIXO E FAÇA A SUA PARTE. 

´E ESCREVENDO COM AS PRÓPRIAS MÃOS

QUE GUARDAMOS AS INFORMAÇÕES

NÃO SE ESQUEÇA NUNCA DISSO.










AGORA RESPONDA NO SEU CADERNO QUE MEDIDAS

PODEMOS FAZER PARA EVITAR ESSA MULTIPLICAÇÃO DESSES

INSETOS?

-------------------------------------------- 


AGORA VAMOS AS RESPOSTAS DOS  EXERCÍCIOS  ANTERIORES.

SE VC RESPONDEU SOBRE O FILME ACERTOU.

SE VC RESPONDEU LETRA (E) ACERTOU. DIVERG,CONVERG.

SE VC RESPONDEU LETRA (C) ACERTOU NA RETINA.INVERTIDA 

EM RELAÇÃO AO OBJETO (OBJETO É AQUILO QUE ESTAMOS VENDO)


OUTRO ASSUNTO :

A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS PARA O NOSSO

CORPO. TAREFA . ESCREVA NO SEU CADERNO DE 

PRÓPRIO PUNHO A IMPORTÂNCIA DE CADA UMA DELAS:

VITAMINA A, B1,B2,B6,B12,C,D,E,K O SOBRE O ÁCIDO NICOTÍNICO.

É ESCREVENDO QUE GUARDAMOS AS INFORMAÇÕES.

ESTUDE EM LOCAL COM SILÊNCIO, SEM OUVIR MÚSICA. 









BOM DIA.

MAIS UM ASSUNTO:

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O BRASIL.

LEIA O MATERIAL COLOCADO E ESCREVA NO SEU CADERNO

PELO MENOS DUAS OBSERVAÇÕES QUE ACHOU INTERESSANTE EM CADA

PÁGINA LIDA. 

VC VAI GOSTAR, VAMOS LÁ.


























CONTINUANDO NA LINHA DE HISTÓRIAS

INTERESSANTES A PRÓXIMA É APAIXONANTE, MAS SE VC NÃO

ASSISTIR O VD DELA DEPOIS QUE LER O ARTIGO DA REVISTA QUE FALA

DA PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO MUNDO , VC NÃO VAI 

SE ENCANTAR COM A HISTÓRIA DA REVISTA E DO FILME . VALE A PENA

LER A REPORTAGEM E EM SEGUIDA ASSISTA O VÍDEO NO YOUTUBE

O LINK VOU DEIXAR DEPOIS DA REPORTAGERM.




O LINK DO FILME SOBRE ESSA ÉPOCA É :

COPIE COLE NO SEU NAVEGADOR PARA

ASSISTIR:

https://www.youtube.com/watch?v=ZIWRFY3X_RU


Ágora (BrasilAlexandria /Portugal: Ágora) é o título de um filme espanhol dirigido por Alejandro Amenábar, lançado na Espanha, em 9 de outubro de 2009. O filme é estrelado por Rachel Weisz e Max Minghella e relata a história da filósofa Hipátia, que viveu em Alexandria, no Egito, entre os anos 355 e 415, época da dominação romana.

Durante o relato, a história apresenta uma licença romântica, incluindo uma ligação entre Hipátia e um de seus escravos.

Sinopse

O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 d.C. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, convive de forma tensa com o judaísmo e a cultura greco-romana.
Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésio, adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se, ela se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principal preocupação, no relato do filme, é com o movimento da terra em torno do sol.
Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aos poucos, da situação, e enquanto Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo Davus (que recebeu a alforria de Hipátia) se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristão Cirilo de Alexandria domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando as escrituras sagradas para acusá-la de bruxaria.
Por ter se recusado a se converter ao cristianismo, foi acusada de bruxaria. Uma multidão se reúne para mata-la, a esfolando viva. Mas Davus os convence a apedreja-la. Quando a multidão sai para procurar as pedras, Davus sufoca Hipátia, para poupa-la do apedrejamento e diz a multidão que ela desmaiou. Davus se retira quando começam a apedrejar o corpo de Hipátia. A história real da filósofa está no artigo Hipátia.

Hipátia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Hipátia de Alexandria
Hipátia de Alexandria - Gravura de Elbert Hubbard, 1908
Nascimentoc. 351/370
AlexandriaEgito
Morte8 de março de 415[1]
AlexandriaEgito
OcupaçãoFilósofa e Professora
Escola/tradiçãoNeoplatonismo
Principais interessesMatemáticaastronomiafilosofiareligiãopoesiaretóricaoratória
Ideias notáveisLógicaMatemática

Hipátia ou Hipácia (em grego clássicoὙπατίαromaniz.: HypatíaAlexandriac. 351/370 – Alexandria, 8 de março de 415[1]) foi uma filósofa neoplatônica grega do Egito Romano. Foi a primeira mulher documentada como tendo sido matemática.[2] Como chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia.[3][4][5][6]

Como neoplatonista, pertencia à tradição matemática da Academia de Atenas, representada por Eudoxo de Cnido e [7] era da escola intelectual do pensador Plotino, que a incentivou a estudar Lógica e Matemática, no lugar de se dedicar à investigação empírica, e a estudar Direito, em vez de ciências da natureza.[2]

De acordo com a única fonte contemporânea, Hipátia foi assassinada por uma multidão de cristãos depois de ser acusada de exacerbar um conflito entre duas figuras proeminentes em Alexandria: o governador Orestes e o bispo de Alexandria, Cirilo de Alexandria.[8]

Kathleen Wider propõe que o assassinato de Hipátia marcou o fim da Antiguidade Clássica,[9] e Stephen Greenblatt observa que o assassinato "efetivamente marcou a queda da vida intelectual em Alexandria".[10] Por outro lado, Maria Dzielska e Christian Wildberg notam que a filosofia helenística continuou a florescer nos séculos V e VI, e, talvez, até a era de Justiniano.[11]

Índice

Biografia

Hipátia era filha de Téon de Alexandria, um renomado filósofoastrônomomatemático, autor de diversas obras e professor em Alexandria. Criada em um ambiente de ideias e filosofia, tinha uma forte ligação com o pai, que lhe transmitiu, além de conhecimentos, a forte paixão pela busca de respostas para o desconhecido. Diz-se que ela, sob tutela e orientação paternas, submetia-se a uma rigorosa disciplina física, para atingir o ideal helênico de ter a mente sã em um corpo são.

Hipátia estudou na Academia de Alexandria, onde ela tinha muito conhecimento em matemáticaastronomiafilosofiareligiãopoesia e artes. A oratória e a retórica também não foram descuidadas.

"Hipátia antes de ser morta na igreja", por Charles William Mitchell, 1885

Alguns autores pensam que, quando adolescente, viajou para Atenas, para completar a educação na Academia Neoplatônica, onde não demorou a se destacar pelos esforços para unificar a matemática de Diofanto com o neoplatonismo de Amónio Sacas e Plotino, isto é, aplicando o raciocínio matemático ao conceito neoplatônico do Uno (mônada das mônadas).[12] Ao retornar, já havia um emprego esperando por ela em Alexandria: seria professora na Academia onde fizera a maior parte dos estudos, ocupando a cadeira que fora de Plotino. Aos 30 anos já era diretora da Academia, sendo muitas as obras que escreveu nesse período.

Um dos seus alunos foi o notável filósofo e bispo Sinésio de Cirene (370 - 413), que lhe escrevia frequentemente, pedindo-lhe conselhos. Através destas cartas, sabemos que Hipátia desenvolveu alguns instrumentos usados na Física e na Astronomia, entre os quais o hidrômetro.[13]

Sabemos também que desenvolveu estudos sobre a Álgebra de Diofanto ("Sobre o Cânon Astronômico de Diofanto"), tendo escrito um tratado sobre o assunto, além de comentários sobre os matemáticos clássicos, incluindo Ptolomeu. Em parceria com o pai, escreveu um tratado sobre Euclides.

Ficou famosa por ser uma grande solucionadora de problemas. Matemáticos, confusos com algum problema em especial, escreviam-lhe pedindo uma solução. E ela raramente os desapontava. Obcecada pelo processo de demonstração lógica, quando lhe perguntavam por que jamais se casara, respondia que já era casada com a verdade.[a]

O seu fim trágico se desenhou a partir de 412, quando Cirilo foi nomeado Patriarca de Alexandria, título de dignidade eclesiástica, usado em Constantinopla, Jerusalém e Alexandria. Ele era um cristão fervoroso, que lutou toda a vida defendendo a ortodoxia da Igreja e combatendo as heresias, sobretudo o Nestorianismo, que negava a divindade de Jesus Cristo e a maternidade divina de Maria.

Mudança do paradigma pagão para o cristão

O reinado de Teodósio I (r. 379–395) marca o auge de um processo de transformação do Cristianismo, que efetivamente se torna a religião oficial do Estado.[14] Em 391, atendendo pedido do então Patriarca de Alexandria, Teófilo, autorizou a destruição do Templo de Serápis (que não deve ser confundido com o Museu e a Biblioteca existentes em Alexandria, que não tinham nenhuma relação física com este templo), um vasto santuário pagão onde eram oferecidos sacrifícios de sangue, segundo os relatos dos historiadores contemporâneos Sozomeno e Tirânio Rufino.[15]

Embora a legislação em 393 procurasse coibir distúrbios, surtos de violência popular entre cristãos e pagãos tornaram-se cada vez mais frequentes em Alexandria, principalmente após a ascensão de Cirilo ao Patriarcado.

Morte

"Morte da filósofa Hipátia, em Alexandria" do Vies des savants illustres, depuis l'antiquité jusqu'au dix-neuvième siècle, 1866, porLouis Figuier

De acordo com o relato de Sócrates Escolástico,[16] numa tarde de março de 415, quando regressava do Museu, Hipátia foi atacada em plena rua por uma turba de cristãos enfurecidos. Ela foi arrastada pelas ruas da cidade até uma igreja, onde foi cruelmente torturada até a morte. Depois de morta, o corpo foi lançado a uma fogueira.

Segundo o mesmo historiador, tudo isto aconteceu pouco tempo depois de Orestes, prefeito da cidade, ter ordenado a execução de um monge cristão chamado Amónio, ato que enfureceu o bispo Cirilo e seus correligionários.[17] Devido à influência política que Hipátia exercia sobre o prefeito, é bastante provável que os fiéis de Cirilo a tivessem escolhido como uma espécie de alvo de retaliação para vingar a morte do monge. Neste período em que a população de Alexandria era conhecida pelo seu caráter extremamente violento, Jorge de Laodiceia (m. 361) e Protério (m. 457), dois bispos cristãos, sofreram uma morte muito similar à de Hipátia: o primeiro foi atado a um camelo, esquartejado e os seus restos queimados; o segundo arrastado pelas ruas e atirado ao fogo.[18]

Dito isto, a eventual relação de Cirilo com o ocorrido continua a ser motivo de alguma controvérsia entre os historiadores. Embora Sócrates e Edward Gibbon afirmem que o episódio trouxe opróbrio para a Igreja de Alexandria, não mencionam qualquer envolvimento direto do patriarca.[19] O filósofo pagão Damáscio, por sua vez, atribui explicitamente o assassinato ao patriarca, que invejaria Hipátia.[20] Contudo, a Enciclopédia Católica lembra que Damáscio escreveu cerca de um século depois dos fatos e que os seus escritos manifestam um certo pendor anticristão.[21] As últimas pesquisas creem que o homicídio de Hipátia resultou do conflito de duas facções cristãs: uma mais moderada, ao lado de Orestes, e outra mais rígida, seguidora de Cirilo, responsável pelo ataque.[22]


AGORA VC VAI LER O MATERIAL
COLOCADO ABAIXO . E DEPOIS DE LER 
ESCREVA UMA REDAÇÃO DE 30 LINHAS

SOBRE A VIDA DE HIPÁTIA E COMO ERA A VIDA DAS MULHERES NAQUELA ÉPOCA.
















MAIS UMA CURIOSIDADE SOBRE AVANÇOS DE NOSSA
TECNOLOGIA COM O TEMPO. ALGUNS EXEMPLOS:



BOM DIA MAIS UM ASSUNTO 
SOBRE NOSSAS AÇÕES COM O MEIO AMBIENTE:
VAMOS RESPONDER AS AFIRMATIVAS COLOCADAS
ABAIXO: ESCREVENDO V OU F NAS AFIRMATIVAS COLOCADAS.



PRÓXIMO ASSUNTO
VALORES
NOSSAS ATITUDES
MANEIRA DE SER 
RESPONDA NO CADERNO DEPOIS DE COPIAR 
AS FRASES COLOCADAS ABAIXO
RESPONDA, REFLITA 
PARTICIPE VC VAI GOSTAR.

RESPOSTA DO AXERCÍCIO ANTERIOR


VAMOS RIR UM POUQUINHO . EU ME ACABEI DE RIR E VC!






MOMENTO DE REFLEXÃO
ASSUNTO: INVEJA


MAIS UM ASSUNTO
HISTÓRIA 
CURIOSIDADES
ASSISTA OS 2 VÍDEOS E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS. 
ABRAÇO. 


QUAL FOI A NOVA TECNOLOGIA QUE SURGIU
NA ÉPOCA DO APÓSTOLO JOÃO?




QUEM  INVENTOU  A IMPRENSA?


DESDA ÉPOCA EGÍPCEA ONDE ERA ESCRITO
OS LIVROS?



COMO OS ROMANOS FAZIAM PARA ESCREVER SEUS LIVROS?



QUEM É QUE ESCREVIA OS LIVROS?




O DITADO VERBATIM É O QUE?




COMO SE CHAMAVA A TÁBUA UILIZADA
PARA ESCREVER OS LIVROS?







O QUE SURGIU NO FINAL DO PRIMEIRO 
SÉCULO DEPOIS DE CRISTO?






A PALAVRA CADERNO SURGIU DE QUE PALAVRA?



VIRAM COMO É FÁCIL
QUANDO SE ESTUDA EM LUGAR COM SILÊNCIO.


E LEMBRE QUE SE ESTUDA ESCREVENDO.

AGORA VAMOS A NOSSA DIVERSÃO E TB UM MOMENTO DE RIR.
SOMOS FILHOS DE DEUS TB.

CONTAGEM REGRESSIVA . VAMOS LÁ.


PODE CANTAR E DANÇAR VAMOS 
SE SOLTE.

PEGANDO CARONA.






BOM CARNAVAL VIRTUAL

OLHA A MÁSCARA AÍ GENTE  CHORA CAVALO.
























CONFLITO DE GERAÇÕES.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário