quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

MATÉRIA PARA SER ESTUDADA EM ABRIL DE 2021.

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LÁ NA PRIMEIRA AULA  O VD EXPLICANDO COMO SE ESTUDA.

PRIM AULA 3/OUT/2020. Postagem de 3 de outubro de 2020 do blog vai lá.

VÍDEO Q VC ASSISTIU NO YOUTUBE . ESTA LÁ O LINK. ASSISTA.

ASSUNTO 
HISTÓRIA GERAL
O MUNDO DE ESPARTA.

CIDADE-ESTADO.


LEIA A REPORTAGEM E OS VDS E DEPOIS 

RESPONDA NO SEU CADERNO 

OS SEGUINTES ASSUNTOS:

O QUE É UMA HÓPLITA, CIDADE-ESTADO,QUEM ERA OS PERIECOS

OS HILOTAS, EFIALTES .

COMO ERA O MODO DE VIDA DESSAS PESSOAS DAQUELA ÉPOCA.

ESCREVA A RESPEITO DESSES TÓPICOS NUMA REDAÇÃO

DE NO MÁXIMO DE 30 LINHAS .

VC VAI GOSTAR.




























ARTE EFÊMERA E EM SEQUÊNCIA HOMENAGEANDO
UM TRABALHO DA PROFESSORA IMACULADA
APOSENTADA . NA MÁRIO PIRAGIBE.
SOBRE ESSE ASSUNTO.

Arte Efêmera

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Arte Efêmera – O que é

Arte Efêmera é a arte que dura apenas por um curto período de tempo.

Há muitas formas de Arte Efêmera, da escultura à realização, mas o termo é geralmente usado para descrever uma obra de arte que ocorre apenas uma vez, como um acontecimento, e não pode ser incorporado em qualquer objeto duradouro para ser mostrado em um museu ou galeria.

Esta forma de arte é recente.

Arte Efêmera – Significado

Puramente a palavra sozinha, sem qualquer significado parece ter algum significado.

A definição coincide com a própria palavra, o seu significado ser: com duração de um tempo muito curto, de curta duração, transitório. Ele dá um propósito totalmente novo para a arte que está sendo criado. Aquilo que é passageiro, temporário, transitório.

Algo que é efêmero tem pouca vida e desaparece ou acaba passado pouco tempo.

Arte Efêmera
Arte Cultural Efêmera – tatuagem de henna

Arte Efêmera
Arte Cultural Efêmera

Arte Efêmera – História

Arte Efêmera é uma forma ou estilo de arte, especialmente presente na arte contemporânea, como a arte de terra (mas não exclusivamente) e não joga sobre a durabilidade da obra de arte, que é a regra geral, mas sobre a brevidade, a sua natureza provisória e, muitas vezes dirigida pelo próprio artista no trabalho.

Arte Efêmera
Arte Efêmera – Esculturas de Areia

Arte da terra é uma forma de arte efêmera, já que é para produzir obras de arte na natureza, geralmente com elementos naturais, como galhos, flores, seixos, que são perecíveis … ou pelo menos mudar com as estações e condições climáticas.

Arte Efêmera – Obra

Com o conceito da obra sendo considerado muito mais do que sua materialidade, outra característica que se tornou comum na arte contemporânea é a efemeridade, ou seja, muitas obras existem somente por um tempo determinado.

São obras passageiras.

Mesmo que sejam novamente feitas em outros locais, provavelmente irão gerar novas impressões no público, já que o ambiente e as relações com a vida, com o cotidiano,influenciam a percepção de quem toma contato com elas.

O que sobra de uma obra efêmera, em sua totalidade, são registros.

Só é possível ter uma ideia por meio de fotografias, textos ou vídeos, de como foi vivenciá-la pessoalmente.

Muitos artistas utilizam ainda materiais perecíveis, que só duram o tempo da obra, ou ás vezes precisam ser substituídos se ela for refeita.

O que é e quais as características de Arte Efêmera?

Um castelo erguido na areia da praia, é uma arte efêmera.

Suas características são a transitoriedade, a curta vitalidade ou a passageiras rápida é instantânea que só existem no ato em si, na obra instantânea.

Caso sejam filmadas ou fotografadas para arquivos (novas execuções audiovisuais), a mesma saem do contexto de efêmero.


TRABALHO  DA  GRANDE  PROFESSORA  IMACULADA  NA  ESCOLA MUNICIPAL
MÁRIO PIRAGIBE.
ARTE EFÊMERA.




PROJETO DE ARTES VISUAIS - PROPOSTAS DE ARTE EFÊMERA
turma 1901 - propostas concebidas a partir de visitações à ArtRio e ao MAM-RJ - 2011
Profª Imaculada Conceição M. Marins


Como trabalhar alguns conceitos da arte contemporânea na escola, em especial, a "arte efêmera"?
A partir do conceito de efemeridade (que não diz respeito apenas às artes, é um conceito muito forte no mundo contemporâneo e que merece sempre reflexão), escolhi a turma 1901 (uma das turmas do último ano do Fundamental II) para a realização desta proposta de arte. A escolha para a realização do trabalho foi por conta de uma oportunidade que a turma teve: a de participar de duas visitações a espaços externos ligados à arte moderna e contemporânea: ArtRio Fair (no dia 9 de setembro, de 2011) e MAM-RJ (20 de outubro, de 2011). Foram destas mostras (e dos artistas que a turma elegeu) que o trabalho se realizou.

turma 1901 na ArtRio
A Origem
Dois alunos da escola, Felipe e Thiago, da turma 1903, foram convidados para uma experiência pioneira, o projeto piloto de alunos de escolas públicas da Rede Municipal do Rio como monitores de exposições de artes - quando da visitação de escolas (ver notas 1 e 2). E a turma 1901 foi a primeira a conhecer de perto o trabalho desses alunos monitores, assim como, a primeira turma do Projeto a visitar a Feira de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, a I ArtRio, que aconteceu em setembro de 2011, na zona portuária do Rio, no Pier Mauá.

Os alunos Felipe e Thiago, na entrevista com profª Jacqueline Mac-Dowell (SME-RJ) para participar do projeto de monitoria

Compreendendo conceitos da arte...
De volta à escola, discutimos alguns conceitos da arte contemporânea, como o gosto pela reprodutibilidade incessante das imagens, a virtualidade, o simulacro, o "ilusionismo" das imagens de nosso mundo contemporâneo, a questão da "verdade" (da "veracidade dos fatos", da ambiguidade), a interatividade, a impermanência, a efemeridade, a imaterialidade, a preferência por temas ligados à política e às questões sociais etc.
Minha proposta é que os alunos compreendam há uma ideia, um conceito que norteia a obra de arte contemporânea. E que tudo que o artista vai usar para (re)criá-la precisa ter uma correlação com esta sua ideia proposta, com o conceito, com o "porquê" da obra (mesmo que o "porquê" seja não ter "porquês", seja questionar o porquê dos porquês).
Na arte contemporânea, a "ideia" é mais importante. E nem sempre acontece a feitura "manual" (e individual) da obra, muitos artistas contemporâneos contratam uma equipe de trabalho ou especialistas para auxiliá-los ou mesmo para "confeccionarem" a obra (arquitetos, engenheiros, biólogos, confeiteiros, químicos, marceneiros etc. - dependendo de quais profissionais serão necessários para a realização de suas propostas de arte). Quase sempre, porém, as obras tem uma (co)relação com a História da Arte e com o repertório da cultura e do conhecimento humano.



A partir da visitação à ArtRio, da qual não coloquei para a turma nenhum "pré-requisito", os alunos foram instigados a pesquisar mais sobre arte contemporânea e alguns de seus conceitos. E das pesquisas, fui colocando para a turma diversas questões para que os alunos refletissem, como, por exemplo, a questão da efemeridade da vida e de todas as coisas. A arte contemporânea costuma trabalhar muito esse conceito, mesmo que no fim das contas, os registros que são feitos das obras, tenham um caráter diferente (não-efêmero?) do proposto. Sim, porque os artistas e demais pessoas ligadas às artes (ou não... às vezes, apenas "visitantes", espectadores) realizam diversos registros (fotos, filmes etc.) que fazem a obra (per)durar para além do tempo a que se propunha.

Alunos fazendo seus registros fotográficos. Na ArtRio...
Na ArtRio...
No MAM-RJ...
Certo, a exposição não era sobre arte efêmera, e os trabalhos que os alunos viram na Feira de Arte (ArtRio 2011) tinham um cunho financeiro, eram "objetos" para serem vendidos, comercializados (portanto... para "perdurarem"?). Não que a arte efêmera não seja comercializável (seus "registros" gravam a "permanência" da efemeridade)... Havia alguns poucos exemplos que poderíamos denominar de arte efêmera. Por outro lado, toda a ideia em si era "efêmera": estávamos visitando uma exposição e isso ia terminar... logo íamos voltar para a escola e retornarmos para nossas casas, para nossas realidades... O que poderíamos fazer para que algo daí "perdurasse"; para que aquela experiência da visitação não se diluísse fugazmente, mas que conquistando a mente, penetrando na memória e encantando o coração se transformasse em conhecimento?
Vimos na ArtRio diversos trabalhos de diferentes conotações, questões políticas, questões lúdicas, subjetivas, questões sensoriais etc. Depois de conversarmos (pedi também que escrevessem) sobre a Feira de Arte e sobre o que eles compreenderam das diferenças entre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea, assim como sobre os conceitos do mundo contemporâneo (que nada mais são do que as questões que tanto nos preocupam no mundo de hoje).
A arte contemporânea parte de conceitos do mundo contemporâneo, da vida contemporânea, do pensamento, da filosofia contemporânea. Conceitos ou questionamentos como, o fluxo do tempo, a efemeridade, o espaço do cidadão no mundo, o ativismo político, a geografia das nações, a geografia dos espaços urbanos, a ecologia, o ativismo ambiental, o "uso" político do corpo, a subjetividade, a liberdade de pensamento no mundo tecnológico, as relações em redes, a tecnologia de expansão - e a vulnerabilidade - das imagens e das relações, a questão da "autoria" e o "compartilhamento", a materialidade, as virtualidades internéticas, a ética contemporânea etc. etc.


"Vírgula no Infinito", de Gabriela Gusmão (MAM-RJ): "A mostra é composta de projeções de vídeos silenciosos, cada um com uma hora de duração, e aborda temas como sociedade contemporânea e tempo. A proposta é buscar o limite da percepção através dos vídeos, que possuem variações de luz e de movimento".(8)
"... o repouso é uma vibração feliz..." (Gabriela Gusmão)



Acima, na ArtRio, a turma 1901 visitando a Galeria Jean Boghici, que apresentava diversos trabalhos que faziam referências à memória da infância.

Acima, alunas da 1901 comentando o trabalho de Tatiana Blass(6) - que "registramos" em nossa visita ao MAM-RJ: trata-se um homem de cera com um holofote sobre si: ele vai derretendo durante o tempo em que a exposição permanece no museu, deixando transparecer seu esqueleto metálico, o que restará da obra? - além, claro, de todos os registros - fotográficos, fílmicos etc. -? Jogo conceitual entre o efêmero e o durável.



Quando surgiu a oportunidade para a turma 1901 de uma segunda visitação, agora ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), solicitei que o setor educativo enfatizasse trabalhos de arte efêmera: os arte-educadores do museu nos apresentaram Tatiana Blass (registros da performance "Metade da Fala no chão - piano surdo" e o "homem de cera") e Gabriela Gusmão (com a videoinstalação "Vírgula no infinito" - que não é propriamente uma arte efêmera, mas que trabalha a questão do tempo), entre, claro, diversos outros trabalhos de artistas modernos e contemporâneos expostos no MAM-RJ.

A proposta para uma proposta:
Para participar desta visita ao MAM, ao contrário da visita à ArtRio, coloquei um "pré-requisito": que os grupos (com uma média de cinco participantes cada) me apresentassem uma proposta de arte contemporânea efêmera (já que vinhamos trabalhando a questão em sala de aula). O projeto tinha de conter (por escrito e desenhado) o que se pretendia, qual material e a relação deste - que deveria ser de natureza "efêmera" - com a proposta do trabalho (caso o material não fosse "efêmero", o processo de aniquilamento da obra deveria ser).
Os alunos foram então instigados a criar propostas cuja tônica era a arte efêmera (i.e., proposta de arte que trabalha a questão da temporalidade - o tempo de cada coisa no mundo, o tempo da vida, o tempo que se acaba, o tempo que se perde, o tempo que se transforma, o tempo que se registra...) . Deixei em aberto tanto o tema (se subjetivo, político, social, existencial etc.), como o uso do material/suporte (usaram desde alimentos até "esculturas" com folhas de caderno, flores naturais e artificiais, massa de modelar e objetos em que atearam fogo ao término da exposição).
O tema sendo livre, eles podiam trabalhar qualquer questão: política, memória pessoal, sentimentos subjetivos, materialidade etc., desde que "conceituassem", colocassem o "porquê" e qual a relação com a efemeridade (o material deveria ser efêmero, i.e., perecível ou semi-perecível e/ou ter uma relação processual-temporal)! Os alunos tinham, portanto, um grande leque de possibilidades a escolher como "questão" para suas propostas. A maioria escolheu questões ligadas à subjetividade (como o amor, a amizade ou a memória da infância).

Deixei livre a escolha do tema (da questão), diferente de alguns outros trabalhos de arte efêmera já realizados na escola em anos anteriores, como, por exemplo, "Como era gostosa minha obra: arte devorada", de 2005, trabalho de arte comestível - Eat-art - que questionava os maus hábitos alimentares do mundo contemporâneo, incentivando a uma alimentação mais saudável -; ou "Arte pela Sustentabilidade: Intervenção na fachada da escola", de 2007, intervenção artística na fachada da escola no dia da Feira Integrada como finalização da proposta sobre consumo consciente de energia, trabalhada nos anos de 2006/2007; ou "'Sticker Art': Fragmentos da História: João Cândido e a Revolta da Chibata", de 2008, uma intervenção com stickers (reprodução de trabalhos dos alunos sobre a "Revolta da Chibata" impressos em papel etiqueta), na parede de uma escola de um bairro vizinho; ou "Scrap Arte Mario Piragibe", de 2008´-2009, proposta inspirada na "Mail-art" usando uma rede social muito em moda - e a favorita de meus alunos - na época (estabelecemos eixos temáticos para compartilharmos: identidade, meio ambiente...); ou "Experiência com arte ambiental", de 2010, uma intervenção dos alunos nos jardins da escola - etc. Nos exemplos acima (cliquem nos títulos), já havia uma questão pré-determinada e os alunos eram instigados a preparar propostas que a bem "resolvesse". No trabalho atual (2011), a questão ficou a escolha de cada grupo de alunos. O que foi "pré-determinado" é que se colocasse claramente a (co)relação da questão da proposta com a efemeridade; a pertinência da correlação ideia/conceito com a estética visual da obra.

Outras Correlações...
Nem sempre questões contemporâneas envolvem a arte contemporânea. O trabalho da turma 1901 sobre arte efêmera foi realizado no segundo semestre de 2011, nos meses de setembro, outubro e novembro. No primeiro semestre, nos ocupamos em especial com realizações plásticas e audiovisuais ligadas a nossa proposta de trabalhar o uso seguro e responsável da internet (ver postagem: cliquem aqui) - que é também uma questão de nosso mundo contemporâneo. O primeiro mês do segundo semestre, agosto, e uma parte de setembro, ainda foram para a conclusão desta proposta anterior (avaliação do trabalho, que foi feita a partir da análise interpretativa e crítica do filme "Confiar", levando em conta o que os alunos aprenderam sobre segurança e responsabilidade na internet durante as aulas -, a confecção de um novo mural e o compartilhamento da produção com a comunidade escolar - na U.E.xpondo II -, numa sessão de cinema para exibição dos vídeos produzidos pelos alunos e outros curtas sobre o tema, para as demais turmas, para convidados etc.).
No segundo semestre, aconteceram não apenas as citadas visitações da turma 1901 à ArtRio e ao MAM (que resultaram nas propostas de arte efêmera). Alunos de minhas outras turmas também participaram de visitações a espaços de cultura e educação externos: ao Centro Cultural Hélio Oiticica, ao CBBB-RJ, ao Cine Glória (por conta dos vídeos dos alunos de artes selecionados para I Festival Audiovisual da SME-RJ) etc., que resultaram em várias propostas de artes inter-relacionadas, visto enfatizarem questões contemporâneas, mas com focos diferentes (talvez eu ainda poste sobre estes trabalhos).

A entrega dos projetos
Os alunos da turma 1901 tiveram até o dia 19 de outubro (véspera da data da visita ao MAM) para apresentarem seus projetos. No dia 26 de outubro, eles apresentaram, em sala de aula, os "protótipos" de suas propostas de artes para os colegas de classe e para os educadores da escola (professores e funcionários) convidados. No dia 29 de novembro, um dos trabalhos participou dMostra Literária da 6ªCRE.

Professores visitando e compartilhando a experiência

Fiquei bastante surpresa com o resultado! É bom lembrar que trabalhamos em sala de aula convencional, com materiais elementares, e dentro de uma carga horária bem curta! Falo isso não como "desculpa", exatamente pelo contrário, para mostrar que é possível realizar um trabalho de artes na escola, dentro do ensino formal, mesmo com tempo/espaço e recursos limitados. Claro que mais recursos e espaço/tempo favoráveis dariam uma outra dimensão (estética) aos trabalhos. As propostas apresentadas foram tais como "protótipos", que, no caso de uma exposição em espaços externos (numa Mostra de Arte ou numa exposição especial dentro da própria escola, como a Feira Integrada, por exemplo), precisaríamos de "recursos extras" para bem apresentá-las (assim como os artistas profissionais precisam de patrocínio para realizarem/concretizarem suas obras)! Graças ao patrocínio da direção da escola (para uma atividade extra-classe), um dos trabalhos pode ser apresentado na Mostra Literária da 6ªCRE. Confiram as propostas!

OS TRABALHOS APRESENTADOS:
O trabalho JARDIM DOS SENTIMENTOS mistura flores naturais e artificiais: fala sobre a efemeridade da vida e sobre os sentimentos verdadeiros e falsos.
Fragmento de texto do projeto dos alunos:
"A proposta do trabalho é demonstrar que na natureza, assim como na vida, tudo tem seu tempo, sua hora e seus limites, de nascer, viver e morrer. As flores são como os sentimentos que crescem pouco a pouco como a virtude do tempo. Há pessoas de vida e sentimentos verdadeiros e falsos, assim também são as flores. Se a gente não cuidar das flores de verdade, elas morrem, se não cuidarmos dos sentimentos verdadeiros, eles morrem, e só permanece o que é artificial."


Minha avaliação:
Os alunos montaram o trabalho num tabuleiro, mas poderíamos ter montado (tipo instalação) no chão, ou num "caminho"... A ideia é legal, contemporânea, e dentro da proposta que eu coloquei para esta turma - projetar e realizar um trabalho de arte efêmera! Se não estivéssemos em semana de provas, poderíamos (re)montar o ambiente/instalação outro dia, mas precisaríamos de muitas e muitas flores, "reais" e "artificiais", seria preciso, também, mais engajamento... Se ocupássemos um espaço coletivo da escola (parte do pátio, dos jardins, das escadarias etc.) para deixar o trabalho exposto por uns dias, presenciaríamos, então, as flores naturais irem murchando, até só restarem as artificiais...

A CASA DE DOCES DOS SONHOS é uma casa lúdica e comestível feita de balas e doces, para ser partilhada ao final da exposição.

Fragmento de texto do projeto das alunas:
"A proposta da Casa de Doces dos Sonhos é a de fazer todos relembrarem os tempos de criança, da infância, em que se sonhava ter uma casa de doces para se deliciar quando escutavam ou liam a fábula de João e Maria. Com nossa Casa de Doces, queremos que todos voltem aos tempos de infância, para se divertirem, saboreando as gostosuras da Casa de Doces dos Sonhos."

Minha avaliação:
As alunas alcançaram o objetivo proposto de construção de uma obra de arte efêmera, visto ser uma obra em que foram usados materiais comestíveis e, portanto, de pouca durabilidade - dura o tempo - salvo os registros fotográficos, escritos etc. - da exposição. Interessante o resgate e a partilha dos sonhos de infância - de uma infância em que meus alunos, adolescentes, estão deixando para trás ao entrarem na idade adulta. A infância parece passar rápido, mas os sonhos e as fantasias permanecem... Interessante também a referência do trabalho à fábula de João e Maria, a clássica história dos Irmãos Grimm, onde a casa de doces simboliza o encanto e a sedução que o "proibido", o ilícito, pode ter... Ao saborearem as delícias de que a casa de doces da fábula era feita, os personagens, João e Maria, tiveram de provar as amarguras de uma realidade nada bela: a casa era um velho e destruído casebre de madeira, habitado por uma bruxa má, que os faz prisioneiros, escravos de suas vontades e que, por fim, intenta devorá-los!
Poder rememorar a velha fábula e realizar o sonho de toda criança que a escuta ou lê (como dizem as alunas), mas em forma de obra de arte, sem os "perigos", remete a um movimento de catarse nesta passagem entre a infância e a idade adulta, que é a adolescência.

A participação da turma...

Durante a apresentação em sala de aula, os alunos conversaram com os visitantes sobre a intenção (a ideia) de suas propostas.


Compartilhando...
O trabalho A CASA DE DOCES DOS SONHOS foi indicado para participar da MOSTRA LITERÁRIA da 6ªCRE, no dia 29/11/11 (as alunas precisaram refazer o trabalho, já que este foi consumido no dia da apresentação em sala de aula).

Na Mostra Literária da 6ªCRE

TAREFA :
FAÇA UM DESENHO UTILIZANDO GRÃOS DE ARROZ, FEIJAO , OU CAFÉ. E DEPOIS FOTOGRAFE COM SEU CELULAR.


EXEMPLO


A CRIATIVIDADE É SUA , DESDE QUE NÃO FUJA DO TEMA QUE É A ARTE EFÊMERA.




OU AGORA NO NATAL , NAI SAI CARO . E VC PODE FAZER NAS FRUTAS. VEJA NO VD A SEGUIR.








MAIS UM ASSUNTO
TRAMAS .







TAREFA : FAÇA UM DESENHO UTILIZANDO UMA DAS TRAMAS COLOCADAS ACIMA , PODE SER:

SÓ NUMA PARTE DO DESENHO OU NO DESENHO TODO, COM A CANETA ESFEROGRÁFICA . VC CONSEGUE VAMOS LÁ, VAI FICAR BONITO.
EXEMPLOS : 








TIPOS DE TRAMAS ACIMA PARA VC UTILIZAR NO SEU DESENHO. 














OUTRO ÍTEM 

OBS: 
EXEMPLO DE LIVROS DE HISTÓRIA QUE VC NÃO
PODE DEIXAR DE TER E LER E ESTUDAR POR ELES NO SEGUNDO GRAU
VAI AJUDAR E MUITO NO SEU APRENDIZADO.





FATO HISTÓRICO
OUTRO ASSUNTO 
NA ÉPOCA DO IMPÉRIO NO BRASIL.
NA ILHA FISCAL
RJ
REALMENTE EXISTIU ESSE FATO.
VEJA NA REPORTAGEM 





OUTRO ASSUNTO

DA RÁDIO ANTENOR 200 BIPIEME P VC. 
A EVOLUÇÃO DOS APARELHOS DE MÚSICA NO TEMPO.














outro assunto para vc estudar no mes de abril 2021

Não esqueça que é escrevendo de próprio punho
que guardamos as informações.
ASSUNTO BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
LEIA E ESCREVA NO SEU CADERNO O QUE TEM DE MAIS IMPORTANTE NAS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS ABAIXO. 










OLÁ . MAIS UM TEMA DE ARTE.
Op Art

Daniela Diana

A “Op Art” ou “Optical Art” (Arte Ótica) foi um movimento artístico que atingiu seu auge na década de 60 nos Estados Unidos.

Em Nova York, ocorreu a primeira exposição no Museu de Arte Moderna (MOMA) intitulada “The Responsive Eye” (O Olho que Responde), em 1965.

Baseado em recursos visuais, sobretudo na ilusão de ótica, esse movimento que expressa a mutabilidade do mundo e suas ilimitadas possibilidades, é fundamentado no mote “menos expressão e mais visualização”.

Ele foi considerado uma variação do expressionismo abstrato, sendo seu precursor o artista húngaro Victor Vasarely, na década de 30.

Op Art
Design Op Art

Principais Características

As características do movimento Op Art são:

  • Tridimensionalidade
  • Efeitos óticos e visuais
  • Movimento e contraste de cores
  • Tons vibrantes (principalmente preto e branco)
  • Formas geométricas e linhas
  • Observador participante
  • Estilo abstrato

Principais Artistas e Obras

Os principais representantes do movimento da Op Art foram:

  • Victor Vasarely (1908-1997): artista húngaro considerado o “Pai da Op Art”. Foi influenciado pela arte cinética, construtivista e abstrata bem como ao movimento de Bauhaus, donde destaca-se sua obra “Zebra” (1938).
  • Alexander Calder (1898-1976): Conhecido por Sandy Calder, o artista estadunidense é famoso pelos “mobiles”, objetos compostos pela associação de formas geométricas (sobretudo retangulares) ao movimento do ar. Suas obras mais representativas são: Sem título (1931), Cone de Ébano (1933) e A Espiral (1958).
  • Luiz Sacilotto (1924-2003): principal representante da Op Arte e da arte concreta no Brasil, produziu esculturas e pinturas das quais se destacam: Estruturação com Elementos Iguais (1953) e Concreção 7553 (1975)
  • Adolph Frederick Reinhardt (1913-1967): conhecido com Ad Reinhardt, foi um artista estadunidense que se aproximou do movimento do expressionismo abstrato, da arte conceitual e minimalista. Muito famoso por suas pinturas "negras" na década de 60.
  • Jesús-Raphael Soto (1923-2005): artista venezuelano famoso pelos seus “penetráveis”, obra destinadas a penetração do público como forma de interagir com o produto artístico; destacam-se Estrutura cinética (1957), Volume suspendido (1967) e Paralelas vibrantes (1969).
  • Kenneth Noland (1924-2010): pintor estadunidense, destacou-se com suas obras abstratas com vibração ótica unidas ao estilo denominado “Color Field”, intimamente ligado ao expressionismo abstrato.
  • Richard Allen (1933-1999): pintor britânico explorou a arte cinética, a op art, o minimalismo e a arte geométrica abstrata. Das obras da Op Art destacam-se os “Estudos para pinturas de Op de preto e branco” (1963-1972).

EXEMPLO DE OUTRAS IMAGENS :



OLHE ATENTAMENTE PARA O QUADRADO
DO CENTRO
E VEJA SE A IMAGEM 
SE MOVIMENTA
ILUSÃO DE ÓTICA.








MENSAGEM DO DIA
TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA É PEQUENA.
TEM QUE INSISTIR. 
MAIS UM ASSUNTO PARA O MÊS DE ABRIL. VAMOS LÁ.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA. 




NESSE VÍDEO O LEGAL
É QUE ESTÃO TODOS AÍ.

UMA GERAÇÃO 
DE CANTORES.


A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, que somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina.

Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.



A Importância da Água

Carolina Batista

importância da água do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra, além de fazer parte de inúmeras atividades dos seres humanos.

A falta de água é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar.

Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência. Para se ter uma ideia, a maior parte das células do nosso corpo possui água, por isso ingerir água é uma necessidade do corpo humano.

A importância da água para o planeta

A água está relacionada não só com o surgimento de vida na Terra, mas também com a sua evolução.

Quando o planeta é visto do espaço, o azul se sobressai pela enorme quantidade de água no planeta, já que cerca de 70% da superfície é coberta por água.

Entretanto, a maior parte da água no planeta é salgada. Há apenas 2,7% de água doce e, desse percentual, apenas 0,1% corresponde à água doce disponível para utilização.

Ciclo da água

Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos pela água, em estado líquido (oceanos mares, lagos, rios e água subterrâneas) ou em estado sólido (geleiras e neve).

Uma parcela significativa dessas águas encontram-se em permanente circulação, sob a ação do calor do sol e dos ventos. Essas águas se transformam em vapor, constituindo o chamado ciclo da água ou ciclo hidrográfico. A importância do ciclo hidrográfico é vital para a biosfera, o conjunto dos seres vivos da Terra e os seus habitats.

Ciclo hidrológico da água
Ciclo hidrológico da água

Parte do vapor de água é produzido também pela transpiração dos organismos vegetais e animais. Para exemplificar, note que num só dia, uma árvore de grande porte pode chegar a evaporar até 300 litros de água.

Nas partes mais altas, a atmosfera fica tão fria que o vapor se condensa em pequenas gotas de água, flocos de neve e cristais de gelo, que formam as nuvens. Ao serem levadas pelo vento para regiões mais frias, ocorrem as precipitações de chuva, neve ou granizo.

Se no momento da precipitação as camadas inferiores da atmosfera estão mais quentes, a água cai em forma de chuva. Se a temperatura perto da superfície estiver abaixo de zero, a precipitação se dará sob a forma de neve ou granizo.

Para saber mais sobre o assunto, veja tambémCiclo da Água e Estados Físicos da Água.

Importância da água para os seres vivos

A água é a fonte de vida de todos os seres vivos. Por isso, nas expedições em outros planetas, a água é um dos primeiros recursos procurados, pois pode ser um indicador da existência de vida.

A importância da água pode ser demonstrada por:

  • Permitir a sobrevivência dos seres vivos
  • Equilibrar e conservar a biodiversidade
  • Regular o clima do planeta

Na Terra existem vários ecossistemas e as diferentes formas de vida são dependentes da água. A água está presente em grande quantidade nos mais diversos seres existentes no meio ambiente, ou seja, ela é um bem comum.

Alimentos são ricos em água, como a alface que a tem em 95% da sua composição. Dependendo da espécie, a água-viva possui até 98% de água no seu corpo. Há também os seres microscópicos, como as bactérias que possuem até 75% de água na sua composição.

Leia tambémResumão sobre a Água

Importância da água para os seres humanos

Os seres humanos utilizam a água não só para beber, mas também para realizar uma grande quantidade de atividades. As principais são:

  • Agricultura: a maior parte da água é utilizada na agricultura, a irrigação das plantações é indispensável para produção de alimentos.
  • Indústrias: a água é utilizada nos processos industriais, incorporada nos produtos e na limpeza dos espaços.
  • Consumo: a água é essencial, por exemplo, para limpeza, higiene e cozimento de alimentos.

Vale lembrar também que a distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e o seu aproveitamento pelo homem.

Você também pode se interessar por Dia Mundial da Água.

Importância da água para o corpo humano

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois desempenha diversas funções.

Veja a seguir as principais funções da água no organismo e como elas são importantes para o corpo humano.

  • Produção de energia: as células precisam de água para realizar as suas funções. Pouca água faz as células trabalharem menos.
  • Transporte: no corpo a água atua como solvente, transportando diferentes substâncias para as células, como minerais, nutrientes e vitaminas.
  • Limpeza: é responsável pela desintoxicação do organismo ao levar as tóxicas para os rins e eliminá-los através da urina, cuja composição é de 95% de água.
  • Regulação da temperatura: a água regula a temperatura do nosso corpo, pois compõe o suor.
  • Regulação do intestino: a água é necessária para evitar que os resíduos dos alimentos, aquilo que o nosso corpo não absorve, solidifique.

Estima-se que 60% do peso do corpo humano seja composto por água e é recomendável que diariamente sejam consumidos pelo menos 2 litros de água.

Confira as propriedades da água.

Preservação da água

Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo muitas alterações.

As principais ações para preservar a água são:

  • Proteger os mananciais
  • Reflorestar as margens dos rios
  • Evitar desperdício
  • Utilizar de forma consciente
  • Tratar os esgotos

Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água. Isto acaba levando ao desaparecimento no período de estiagem (seca).

A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades precisam dessa água, retirada com a perfuração de poços para atender as suas necessidades.

A preservação dos rios é muito importante, pois preserva grande parte da vida. Muitas cidades são formadas próximas a rios. As águas fluviais servem para abastecimento, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia, e meio de transporte.

Existem algumas formas de resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas. Existe, ainda, a possibilidade de transformar água salgada em água doce pelo processo de dessalinização.

Leia sobre a Escassez de Água e o Tratamento da Água.

Poluição da água

A poluição representa uma ameaça real à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente.

Produtos químicos tóxicos, como metais pesados, cádmio e mercúrio, empregados nas indústrias, produzem detritos que são despejados diretamente nos rios, lagos ou águas costeiras.

Estes detritos podem matar os organismos vivos e se acumular nos tecidos dos peixes e crustáceos. Estes animais fazem parte da cadeia alimentar humana, e a sua ingestão pode provocar graves danos à saúde.

Nitratos e pesticidas utilizados na agricultura contaminam o lençol freático e são associados ao desenvolvimento de vários tipos de doenças.

A poluição térmica, produzida pela água utilizada no sistema de refrigeração das usinas de energia, também reduz a sustentabilidade de rios e lagos.

Por isso, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável.

Pela qualidade de vida hoje e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso proteger os mananciais, recuperar rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água.


TAREFAS:

PRIMEIRO UMA REDAÇÃO DE 30 LINHAS SOBRE A IMPORTÂNCIA 
DESSE ELEMENTO ÁGUA PARA A NATUREZA E SER HUMANO.


SEGUNDO VAMOS FAZER DEPOIS UMA 
EXPOSIÇÃO PRESENCIAL COM A IMAGEM QUE CADA UM DE VOCES
CRIARAM EM CASA SOBRE ESSE TEMA . 
DEPOIS QUE VC PRODUZIU SUA IMAGEM FOTOGRAFE COM O SEU CELULAR, VAMOS IMPRIMIR 
PARA EXPOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA.

COMO DEVE SER ESSA IMAGEM PARA GENTE MANTER UM PADRÃO 
PARA FAZER A EXPOSIÇÃO DEPOIS.

PROCURE QUALQUER IMAGEM DE JORMAL OU REVISTA
QUE TENHA NA IMAGEM  ÁGUA DO MAR ,DE RIOS . E VAMOS FAZER UMA INTERFERENCIA NESSA IMAGEM COM COLAGENS , OU OBJETOS COLOCADOS NELAS COMO DECALQUES , ADESIVOS . VEJA UM EXEMPLO.



AQUI PASSA  A IDEIA DE ALGUÉM QUE FOI PARAR NA PRAIA
DEPOIS DE UM NÁUFRAGO. POR EXEMPLO.A INTERFERÊNCIA 
NA IMAGEM FOI O BONECO NA AREIA.







AQUI LEMBRA OSSOS DE BALEIA . 


TENTE FAZER UMA IMAGEM PARECIDA . COM ALGUMA INTERFERÊNCIA
NELA . MAS NA IMAGEM TEM QUE TER SEMPRE A 
PRESENÇA DE ÁGUA , PODE SER DO MAR OU DE RIOS OU DE PISCINAS.
E NESSA INTERFERÊNCIA QUE VC VAI FAZER 
TEM QUE TER UM SENTIDO , DE COISAS LIGADAS AO MEIO AMBIENTE
A NATUREZA , TEM Q PASSAR UMA MENSAGEM , COMO FOI A DOS  DOIS EXEMPLOS ACIMA. 
OBS:

Essa  sua interferência pode falar por exemplo de poluição, de preservação, de animais extintos seja criativo  com a sua interferência . Ela precisa dizer algo
qdo alguém olhar para essa imagem . Pode usar colagens . Isso é com vc. 

FOTOGRAFE A SUA MONTAGEM  PARA DEPOIS IMPRIMIR. 


Celular deitado na hora de FOTOGRAFAR SUA IMAGEM  QUE VC CRIOU.
Faça numa folha A4 de ofício A SUA IMAGEM COM A INTERFERÊNCIA NELA. 

Coloque uma moldura . viu no nosso exemplo. 




outro tema 

O GRITO DO IPIRANGA NO BRASIL
HISTÓRIA.
VAMOS ABORDAR O ASSUNTO DE UM CAPÍTULO
DE UM LIVRO QUE FALA SOBRE O
DIA DE NOSSA INDEPENDÊNCIA. POR D.PEDRO I.


DOM PEDRO NO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL .
O QUADRO PINTADO POR PEDRO AMÉRICO - O GRITO DO IPIRANGA FOI REAL OU NÃO . COMO DEVERIA SER O QUADRO . AQUELA CENA EXISTIU!


PEDRO AMÉRICO O PINTOR. 
Pedro Américo de Figueiredo e Melo (Areia29 de abril de 1843 — Florença7 de outubro de 1905) foi um romancistapoetacientistateórico de arteensaístafilósofopolítico e professor brasileiro, mas é mais lembrado como um dos mais importantes pintores acadêmicos do Brasil, deixando obras de impacto nacional.



LEIA AS PÁGINAS COLOCADAS ABAIXO, E DEPOIS VEJA SE A CENA 


DO QUADRO REPRESENTA O QUE ACONTECEU NAQUELE DIA NA REALIDADE.


SENÃO FAÇA UM DESENHO COM COLAGENS DE COMO DEVERIA TER SIDO 


AQUELE DIA. DEPOIS FOTOGRAFE  E GUARDE A IMAGEM . 






















NESSE DESENHO QUE VC VAI FAZER DEVE-SE OBSERVAR O SEGUINTE:
A IMAGEM Q VC VAI CRIAR TEM QUE TER ESSE SENTIDO COLOCADO ABAIXO.


Todo argumento deve ser escrito em prosa e no tempo presente. Ele é um texto corrido com sua história como se estivesse sendo contada para alguém, com os detalhes que são importantes para a compreensão geral, apresentação dos personagens, as situações que eles enfrentam, tudo com começo, meio e fim.

DEVE PASSAR ISSO PARA A IMAGEM Q VC VAI CRIAR EM FUNÇÃO DAS PÁGINAS LIDAS ACIMA.



MAIS ARTES PARA VC .

É ESCREVENDO DE PRÓPRIO PUNHO QUE SE GUARDA 
O QUE ESTÁ ESTUDANDO  PARA SEMPRE.

CONTINUAÇÃO DOS ASSUNTOS:


COMO VER AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO
ATRAVÉS DA ARTE?


ANALISAR O TIPO DE ARTE FEITO, QUANDO
ONDE E COMO , CORRESPONDE A DIALOGAR COM AQUELA ARTE RELACIONANDO INFORMAÇÕES
REPRESENTADAS DE DIFERENTES FORMAS.
ASSIM SE ENTENDEM AS MUDANÇAS QUE O MUNDO TEVE E SE CONSTROEM ARGUMENTOS
CONSISTENTES COM BASE NESSAS ARTES. 
E ESSAS ARTES  DE CRIAÇÃO HUMANA VEM COM VALORES ESTÉTICOS COM EMOÇÕES ,HISTÓRIA,SENTIMENTOS
OU CULTURA DE UM OU MAIS POVOS. 

VAMOS ABORDAR ESSA HISTÓRIA ATRAVÉS DA ARTE. 
NO COMEÇO ERA UMA ARTE PRIMITIVA . 
E ESSA ARTE PRIMITIVA EVOLUIU PARA A  ARTE TRIUNFAL (ROMÂNICA,BIZANTINA) .
ANTES VAMOS VER O PANORAMA DA ÉPOCA:
EM ROMA OS CRISTÃOS FORAM PERSEGUIDOS, PELO IMPERADOR NERO , QUE OS TRANSFORMOU
EM BODES EXPIATÓRIOS PARA O GRANDE INCÊNDIO QUE CONSUMIU A CIDADE NO ANO DE  64.
DURANTE 250 ANOS OS CRISTÃOS SOFRERAM PESEGUIÇÃO , ATÉ QUE EM 313 DC , O IMPERADOR CONSTANTINO
PUBLICOU O ÉDITO DE MILÃO , OU ÉDITO DA TOLERÂNCIA QUE CONCEDEU LIBERDADE DE CULTO A TODOS .
EM 391 OUTRO IMPERADOR  TEODÓSIO TORNOU O CRISTIANISMO RELIGIÃO OFICIAL DO ESTADO (27 FEV DE 380).
CONHECIDO TB PELO NOME DE O Édito de Tessalônica (português brasileiro) ou Tessalónica (português europeu) ou Salonica, também 
conhecido como Cunctos Populos ou De Fide Catolica foi decretado pelo imperador romano Teodósio I a 27 de 
fevereiro de 380 d.C.[1][2][3] pelo qual estabeleceu que o cristianismo tornar-se-ia, exclusivamente, a 
religião de estado, no Império Romano,[4] abolindo todas as práticas politeístas dentro do império e fechando 
templos pagãos.
NO COMEÇO DESSA PERSIGUIÇÃO SE PRODUZIA UMA ARTE ESCONDIDA NAS CATACUMBAS DA CIDADE. 
PINTURAS  NAS PAREDES . 
ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO:



ESSA IGREJA FOI SE FORTALECENDO AMPLIANDO SURGINDO 
FIGURAS COMO CAVALEIROS - ESPECIALISTAS NO USO DAS ARMAS
LANÇAS, E TAMBÉM CAVALOS PARA GUERRA  E CAVALOS PARA CAÇA.

ELES POSSUEM UMA CONDUTA MORAL TIPO: A LUTA PELA DEFESA DOS FRACOS,
DOS INJUSTIÇADOS DAS VIÚVAS E DA IGREJA CATÓLICA. 
OS MOSTEIROS  A PATIR DO SÉCULO VI SE MULTIPLICARAM  NELES OS MONGES
COPIAVAM OS MANUSCRITOS QUE HAVIAM SOBREVIVIDO DAS INVASÕES 
DOS BÁRBAROS, GERMANOS, AJUDANDO A PRESERVAR  A HERANÇA
CULTURAL GRECO-ROMANA. 

OS ARTISTAS MEDIEVAIS NÃO ESTAVAM PREOCUPADOS
COM O REALISMO, A INTENÇÃO ERA PASSAR UMA MENSAGEM RELIGIOSA
E POR ISSO PEDIA IMAGENS CLARAS E DIDÁTICAS . POIS A POPULAÇÃO ERA ANALFABETA. 
 ESSA ARTE FOI EVOLUINDO NA PINTURA , NA ARQUITETURA, NA ESCULTURA COM O TEMPO.
AÍ TEMOS A CHEGADA DA ARTE GÓTICA . COM APELO RELIGIOSO TB .

MAS ANTES DA ARTE GÓTICA TEMOS A ARTE ROMÂNICA.





A Arte Românica faz referência a um estilo que surgiu durante a
 Idade Média, mais precisamente na Alta Idade Média 
(entre os séculos XI e XIII).

O termo “Românico” está intimamente relacionado
 com às influências do Império Romano, que dominou
 durante séculos quase toda a Europa Ocidental.

Características da Arte Românica
O estilo românico destacou-se na arquitetura,
 pintura e escultura. Embora tenha tido maior
 relevância na arquitetura das construções religiosas.

Arquitetura Românica
Igreja Notre-Dame la Grande de Poitiers, França
Igreja Notre-Dame la Grande de Poitiers, França
Na arquitetura românica, podemos destacar alguns 
elementos característicos, como a horizontalidade,
 ou seja, as edificações não possuíam estruturas 
muito altas. Diversas igrejas, mosteiros, conventos 
e catedrais foram construídas nesse estilo.

Havia ainda a utilização das abóbodas, que podiam 
ser de dois estilos: as de berço e as de arestas.

As abóbodas de berço eram mais simplificadas, 
baseavam-se em uma estrutura em semicírculo chamada arco pleno. 
Por conta de algumas desvantagens nesse tipo de
 construção, como a pouca luminosidade e riscos 
de desabamento, foi criado um novo estilo, a abóboda de arestas.

Nela, duas abóbodas de berço eram apoiadas 
sobre pilares, em ângulos retos. Dessa forma, 
conseguiram criar ambientes melhor iluminados e mais seguros.

Abóbodas de berço e de arestas
À esquerda, estrutura da abóboda de berço. À direita, abóboda de arestas
Podemos sinalizar ainda outras particularidades, 
como as paredes grossas e um interior pouco adornado.
 Além disso, as planta das construções românicas 
tinham formato de cruz e eram construções sólidas feitas em pedra.

Apresentavam ainda poucas janelas e aberturas e 
tinham geralmente uma porta principal, a de entrada.

Por conta de sua grandiosidade e solidez, foram 
chamadas de "fortalezas de Deus".

Veja também: Arquitetura Medieval
Pintura Românica
Pintura românica no Altar da Igreja Santa Maria de Aviá, em Barcelona
Pintura românica no altar da Igreja de Santa Maria de Aviá em Barcelona,
 Espanha
Temas bíblicos e religiosos marcam a pintura românica. 
Geralmente, essas pinturas adornavam as igrejas e catedrais da época.

Era utilizada a técnica do afresco, em que a pintura era 
feita sobre uma parede úmida. Diversos murais, 
iluminuras e tapeçarias surgem com temas religiosos.
 Feitas em cores vivas e fortes, elas preenchiam as 
paredes dos templos religiosos.

Isso porque na Idade Média, poucos sabiam ler
 e escrever e, assim, essas pinturas serviam
 de “alfabetização religiosa” para os mais leigos.

Como características principais da pintura 
desse período, temos a deformação e o colorismo, a saber:

Deformação: para transmitir os sentimentos 
religiosos, as figuras nem sempre eram produzidas 
nas proporções certas. Assim, Jesus poderia ser retratado 
maior do que as outras personagens para trazer a noção de magnitude.
Colorismo: aplicação de cores puras, sem meios-tons e 
preocupação com jogos de luz e sombra.
Veja também: Arte Bizantina
Escultura Românica
escultura românica
Escultura românica no tímpano da Catedral de São Lázaro em Autun, França
Da mesma forma que na pintura românica, as esculturas românicas 
eram produzidas para adornar os locais sagrados.

Por isso, a grande temática girava em torno da religiosidade, 
visto que nesse período o teocentrismo 
(Deus como centro do mundo) foi uma forte característica.

Eram esculturas antinaturalistas e normalmente representadas
 por figuras entalhadas nas paredes das igrejas. 
Alguns relevos também enfeitavam as fachadas.

Na última fase da arte românica é possível encontrar
 um estilo mais realista nas esculturas.

Veja também: Arte Medieval


O termo românico para indicar a arte surgida durante
 a Alta Idade Média na Europa Ocidental foi empregada, pela primeira
 vez em 1824, pelo arqueólogo francês De Caumont, e 
logo imediatamente adotada. A palavra pretendia 
exprimir de maneira sintética dois conceitos: a semelhança 
entre o processo de formação das línguas “romanço” 
(espanhol, francês, italiano, entre outros) construídas
 pela mistura do latim vulgar aos idiomas dos invasores 
germânicos e o das artes figurativas, realizadas, nos mesmos 
países e mais ou menos ao mesmo tempo, através da ligação
 de tudo que restava da grande tradição artística
 romana com as técnicas e tendências bárbaras e, 
segundo o conceito, a suposta aspiração desta nova 
arte de se ligar à da Antiga Roma.



IGREJA ROMÂNICA.

ARCOS NAS SUAS CONSTRUÇÕES. 


DEPOIS EVOLUIU PARA  CONSTRUÇÕES  MAIS INTELIGENTES
ONDE SE DEIXA ENTRAR A LUZ PARA DENTRO DA IGREJA  POIS ASSIM
O AMBIENTE FICA MAIS LEVE  COM PAREDES MAIS FINAS, ONDE ESSA LUZ QUE ENTRA PARA O INTERIOR DA
IGREJA ATRAVÉS DOS VITRAIS  O HOMEM PODE SE COMUNICAR COM DEUS 
E PASSA A ADMIRAR A GLÓRIA DE DEUS E PERCEBER A INFERIORIDADE QUE O SER HUMANO É . SÓ UM MORTAL. ESSA É A ARTE GÓTICA , GOTICA QUER DIZER LUZ.
COM O TEMPO ESSA PALAVRA FOI TOMANDO OUTRA CONOTAÇÃO. 

SÃO AS CATEDRAIS AGORA SURGINDO. 
CONSTRUÇÕES QUE LEVAM 300 ANOS PARA FICAREM PRONTAS. 
AS CIDADES COMEÇAVAM A NASCER AO REDOR DAS CATEDRAIS, POR CONTA DO
ELEVADO NÚMERO DE TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA OBRA. 
TODA A CIDADE PARTICIPAVA E FINANCIAVA A CONSTRUÇÃO  E ISSO ESTIMULAVA ATÉ A RIVALIDADE DE CIDADES , POR EXEMPLO A CATEDRAL DE NOTRE-DAME FICOU COM AS ABÓBODAS ELEVADAS 30 METROS MAIS ALTA DO QUE A SUA RIVAL . 



GÁRGULAS  .NA ARTE GÓTICA

As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica. Wikipédia

Acredita-se que as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo a vigilância contínua das pessoas, mesmo nos locais sagrados.

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