ESTE BLOG É PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA JUNTO COM OS ALUNOS E ALUNAS QUE FORAM LEGAIS. ARTES VISUAIS E ELETIVA DO CINEESCOLA Prof-EDUARDO.SME.
AGORA NO NÚCLEO DE ARTE GRANDE OTELO.
OFICINA DE FOTOGRAFIA. 2022
quinta-feira, 20 de maio de 2021
MATERIAL PARA JUNHO DE 2021.
ARTE FIGURATIVA A arte figurativa, que também é conhecida como figurativismo, é a representação artística da forma humana, de elementos da natureza e de objetos que foram criados pelos homens. Uma imagem figurativa é uma representação visual cujas formas são identificáveis através de alguns de nossos sentidos, colocando-as em relação às figuras que existem na realidade; imagens figurativas são as representações mais próximas dos ambientes percebidos pelo homem.
Arte Figurativa
Laura AidarArte-educadora e artista visual
Principais características da arte figurativa
Movimentos Figurativos
Gêneros de Arte Figurativa
A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros. A origem da arte figurativa remonta séculos de existência humana. As pinturas rupestres já indicavam a necessidade do homem de expressar emoções, sentimentos e de “copiar” e reproduzir figuras da natureza.Arte figurativa rupestre na Caverna de Altamira, na EspanhaDurante séculos, a arte visual esteve muito influenciada pelo estilo figurativista (realista ou estilizado). No entanto, começou a apresentar declínio no início do século XX, com o advento das vanguardas artísticas europeias, da arte moderna e contemporânea. Nesse sentido, o abstracionismo trouxe à tona uma nova forma de expressar a arte que não fosse por meio de representações miméticas da realidade.
Arte representativa;
Arte realista e estilizada;
Uso de formas da natureza (imitação);
Verossimilhança.
Veja também:Abstracionismo Muitos movimentos de arte são figurativos e podem surgir de duas maneiras:
Artes realistas: representações mais fiéis da realidade, tais quais o renascimento, barroco e o realismo.
Artes estilizadas: menor preocupação com os traços individualizadores e a verossimilhança, como no impressionismo e expressionismo.
À esquerda, Moças peneirando trigo (1853-54), de Courbet, é um uma arte figurativa realista. À direita, Retirantes (1944), de Portinari, é uma arte figurativa estilizadaVeja também:Tipos de Arte Segundo a temática desenvolvida numa obra figurativa, ela pode ser de diversos tipos. Pintura ReligiosaA criação de Adão (cerca de 1511), de Michelangelo, presente na Capela Sistina, Roma, ItáliaA pintura religiosa é um gênero figurativo muito antigo, de forma que muitas culturas possuem obras com representação de temas religiosos, desde a vida de santos, milagres, dentre outros. Veja também:O que é Arte Sacra? Pintura de GêneroA rendeira (1669–1670), de Veermer, obra representante do barroco holandêsEsse tipo de arte ganhou força no século XVI com a arte barroca, preocupada em representar cenas do cotidiano.As cenas variavam, eram mulheres realizando seus afazeres domésticos, cuidando dos filhos; ou homens realizando seus trabalhos. Veja também:Arte Barroca Pintura HistóricaA liberdade guiando o povo (1830), de Delacroix, é uma obra do romantismo em homenagem à Revolução de Julho de 1830A pintura histórica é um gênero figurativo surgido no século XVII, focado na representação de temas e/ou acontecimentos históricos. Veja também:O que são Artes Visuais? Pintura MitológicaNarciso (1594-1596), de Caravaggio, retrata o mito grego de NarcisoA mitologia foi muito representada ao longo da história da humanidade e é um gênero figurativo voltado para a reprodução de seres ou acontecimentos mitológicos. Veja também:O que é Mitologia? RetratoRetrato da Madame Matisse (1905), de Matisse. A obra faz parte do movimento de vanguarda chamado FauvismoUm dos mais populares gêneros da arte figurativa é o retrato. Esse tipo de representação faz parte da história da arte desde a antiguidade e tem o intuito principal de individualizar uma pessoa ou um grupo de amigos, uma família etc.Veja também:Fauvismo PaisagemCampo de trigo com corvos (1890), de Van Gogh. A tela é um exemplo de arte figurativa de paisagemA paisagem foi disseminada a partir do século XV com o surgimento da arte renascentista. Da mesma forma que o retrato, a paisagem é considerada um dos mais populares gêneros da arte. A arte figurativa de paisagem propõem apresentar um local, seja no campo ou na cidade. Veja também:Expressionismo Abstrato Natureza-mortaStill life (1946), de Giorgio Morandi. O artista ficou conhecido por suas telas com natureza-mortaA natureza-morta é um gênero surgido no século XVI e muito difundido desde então. É baseado na representação de objetos inanimados, por exemplo, um vaso de flores, uma fruteira com frutas, um animal morto, etc. Veja também:Realismo na Arte MarinhaImpressão, nascer do sol (1872), de Monet. O quadro representa uma cena marinha em estilo impressionistaO gênero da pintura marinha surgiu no século XVI nos países baixos. Representa a arte figurativa relacionada ao mar e aos assuntos marinhos no geral, desde paisagens marítimas, barcos, pescadores, dentre outros.
TAREFA FOTOGRAFE 3 IMAGENS DE ARTES FIGURATIVAS. IDENTIFICANDO-AS. E ENVIE PARA O GOOGLE SALA DE AULA DA ELETIVA.
CURIOSIDADES
OUTROS ASSUNTOS
CONTINUAÇÃO SOBRE EXPRESSIONISMO
ESCREVA NO PAPEL E ENVIE SOBRE O QUE VC ACHOU DA OBRA " O GRITO ".
O QUE ESSA IMAGEM PASSA PARA VC? QUE SENSAÇÕES ESSA OBRA PASSA PARA VOCÊ . FOTOGRAFE SUA RESPOSTA E ENVIE P O GOOGLE SALA DE AULA.
CURIOSIDADES :
OUTRO ASSUNTO
CONHECIMENTOS GERAIS
SOBRENOMES.
OUTRO ASSUNTO
CURIOSIDADES SOBRE D.PEDRO II.
HomeHistória Do BrasilDiário da Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos Diário da Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos História do Brasil Nenhum comentário Em 15 de abril de 1876, D. Pedro II e sua comitiva desembarcaram em Nova Iorque e, a partir daí, o imperador seguiu rigorosamente o projeto elaborado para a viagem que durou quase três meses. D. Pedro II narrou, minuciosamente, os lugares por onde passou, totalizando vinte e oito estados/territórios e a capital – Washington-DC -, registrou seus encontros com os amigos da Nova Inglaterra, entre eles James Cooley Fletcher, Henry Wadsworth Longfellow, John Greenleaf Whittier e a família de Louis Agassiz, bem como suas visitas a escolas, bibliotecas, museus e instituições públicas. Foi convidado pelo presidente Ullysses Grant para presidir a inauguração da Exposição Universal da Filadélfia, a quem retribuiu, oferecendo-lhe um hino em homenagem ao centenário da Independência dos Estados Unidos composto pelo maestro Antônio Carlos Gomes. O diário da viagem aos Estados Unidos faz parte do Conjunto documental relativo às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo, que mereceu a inscrição no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO, o equivalente ao título de Patrimônio da Humanidade. A documentação é parte integrante do Arquivo da Casa Imperial do Brasil, doado ao Museu Imperial em 1948 pelo príncipe d. Pedro Gastão de Orleans e Bragança, bisneto de D. Pedro II. Confira a documentação: http://www.museuimperial.gov.br/diario-d-pedro-ii/5393-di%C3%A1rio-da-viagem-de-d-pedro-ii-aos-estados-unidos.html famliaimp mapa-diario-d-pedro-ii
Família Imperial (acima) e Mapa da viagem.
DEPOIS DE LER UM POUCO MAIS SOBRE A VIDA DE DPII, ESCREVER E ENVIAR
SE ACHOU QUE DPII ESTAVÁ A FRENTE DE SEU TEMPO. E SE CONHECE OUTROS EVENTOS REALIZADOS POR ELE E QUAIS FORAM?
TIPO: CONSTRUÇÕES, PARQUES, MAPEAMENTO DOS MANANCEAIS.
OUTRO ASSUNTO: ARTE ABSTRATA
A arte abstrata existe – oficialmente – há mais de 100 anos e sua origem é, em geral, atribuída a movimentos artísticos como o impressionismo, o pós-impressionismo e o cubismo. Na realidade, essas expressões artísticas contribuíram para a compreensão de que a arte não precisa ser representativa. Mas, afinal, o que é arte abstrata?
Para descobrir o que é arte abstrata, conhecer os principais artistas e obras do abstracionismo, basta seguir com sua leitura.
O que é arte abstrata?
A arte abstrata, também conhecida como abstracionismo, é uma corrente artística que apresenta como aspecto principal a reprodução de elementos de modo não real. Ou seja, esse gênero não retrata objetos e cenários que façam parte da realidade das pessoas em um sentido concreto.
Logo, esse estilo se baseia em uma expressão que valoriza a interpretação de seus artistas para criarem suas peças, assim como suas emoções e o modo como os observadores assimilam essa arte.
O conceito sobre o que é arte abstrata está relacionado ao uso da forma, das cores e das linhas para criar uma composição que exista independentemente de referências visuais literais. Desse modo, o abstracionismo não reproduz uma pessoa, lugar ou qualquer outro elemento do mundo natural.
O que é muito importante mencionar ao definir a arte abstrata é que os artistas do abstracionismo não têm apego algum à realidade. Em vez disso, eles, por meio de suas obras, se comunicam com seus espectadores de modo interpretativo.
Nesse cenário, todos os principais artistas da arte abstrata compartilham uma linha de pensamento e criação em comum: a realidade é subjetiva e cabe ao espectador defini-la.
Agora que você já sabe o que é arte abstrata, basta continuar lendo para conhecer o seu contexto e proposta.
O que é arte abstrata: contexto e proposta
No início do século XX, o conceito sobre o que é arte abstrata não era conhecido e, logo, esse movimento representou uma quebra intensa de paradigmas em relação ao “o que é arte”.
Apesar de aparentar ser um estilo artístico novo, o abstracionismo existe há mais de um século. Vale enfatizar que esse gênero, apesar de contar com uma proposta que valoriza o subjetivismo e a interpretação, apresenta divisões relacionadas à intensidade da abstração de uma obra. Por exemplo:
abstração geométrica e abstração lírica: contam um caráter abstrato elevado ou total;
arte figurativa: é caracterizada pela abstração parcial.
Quer entender como aconteceu a arte figurativa no Brasil? Então, clique aqui e saiba tudo sobre o tema!
Principais artistas da arte abstrata
Estilisticamente, a arte abstrata engloba diversos movimentos artísticos, como:
Na lista de principais artistas de arte abstrata, alguns nomes se destacam, como:
1. Wassily Kandinsky
Entre os principais artistas do abstracionismo, o primeiro reconhecidamente a adotar esse modelo foi Wassily Kandinsky. Logo, esse pintor russo é considerado o precursor dessa corrente.
É provável que outras figuras importantes da história da arte tenham desenvolvido obras dentro dos conceitos abordados no abstracionismo. Entretanto, muitos historiadores creditam a Wassily Kandinsky à origem desse estilo.
Vanguardista e visionário, Wassily Kandinsky compôs, já em 1912, uma série de pinturas abstratas famosas que apresentava formas flutuantes e não representacionais. A sua obra “Pintura com borda branca”, criada nessa data, representa bem esse gênero.
Outra série emblemática desse artista que conta com um elevado grau de complexidade é o seu conjunto de pinturas chamado “Composição”. Para criar esse conjunto, ele demorou vários meses e estudou intensamente.
“Composição IV” é uma de suas pinturas abstratas mais famosas.
Piet Mondrian desenvolveu fotos abstratas de paisagens e obras que tinham como destaque elementos geométricos por meio de um estilo complexo de abstração.
Esse pintor holandês compôs inúmeros trabalhados, entre eles, peças com cores vivas intensas e outras que apresentavam a técnica pontilhista. Influenciado pelo cubismo, as suas obras abstratas contavam com um forte caráter simbolista.
Por volta de 1914, desenvolveu um estilo abstrato mais simplificado, que chamou de neoplasticismo. Esse gênero restringiu as cores a três cores primárias e apresentou uma grade de linhas verticais e horizontais pretas sobre um fundo branco.
Em 1940, mudou-se para Nova York, onde começou a desenvolver um estilo com linhas mais coloridas e ritmadas, desenvolvendo uma série de pinturas abstratas famosas.
A sua peça “A Árvore Vermelha”, feita entre 1908 e 1910, foi uma de suas primeiras obras abstratas. Nela, o artista fez uso das cores primárias amarelo, vermelho e azul para causar a abstração, já que os elementos que rodeiam uma árvore não apresentam essas cores na realidade concreta.
Feito em 1943, o quadro “Broadway Boogie-Woogie” é considerado, por muitos estudiosos, a obra prima do artista e apresenta referências um pouco menos abstratas do que as de suas peças anteriores.
Talvez você não aprecie a arte abstrata do mesmo modo que admira outras correntes, mas não pode negar que esse gênero foi fundamental para a arte contemporânea.
Atualmente, o abstracionismo pode ser visualizado em diferentes formas, em um contexto bi e tridimensional. Além disso, o abstracionismo não apresenta limites, pois também pode refletir a realidade de algum modo ou ser totalmente conceitual.
O Brasil conta com ícones da arte nacional que elaboraram obras desse gênero , como:
A gravura abaixo, “Fórmulas”, de Gerty Saruê, é um belo exemplo de obra abstrata. Essa peça está no acervo da Laart. Para saber mais sobre ela, basta clicar aqui.
Crédito: Laart. Foto de Joca Meirelles
TAREFA :
FAÇA UM DESENHO (IMAGEM ABSTRATA) COLORIDA , FOTOGRAFE E ENVIE PARA O
GOOGLE SALA DE AULA. DA NOSSA ELETIVA.
OUTRO ASSUNTO CÂMARA ESCURA.
FOTOGRAFIA.
MÁQUINA FOTOGRÁFICA
DENTRO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA EXISTE UMA COISA
CHAMADA DE CÂMARA ESCURA . O QUE É E PARA QUE SERVE.
NUNCA SE PERGUNTOU COMO PODE UM OBJETO TÃO GRANDE
QUE VAI SER FOTOGRAFADO CABER DENTRO DE UM ESPAÇO TÃO
PEQUENO . COMO SE FORMA ESSA IMAGEM DENTRO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA.
DENTRO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA EXISTE UMA CÂMARA ESCURA POR ONDE VIAJA
ESSA IMAGEM E SE FORMA NUM ANTEPARO COMO FILME OU SENSOR.
VEJA NA EXPLICAÇÃO:
https://www.youtube.com/watch?v=VR2vXhFB8xM
ASSISTA ESSE LINK.
Câmara Escura
de Orifício
·
·
·
A câmara escura de orifício
é um dispositivo cúbico ou em forma de um paralelepípedo (caixa) que possui um
pequeno orifício em uma de suas paredes, que são todas opacas.
Quando um objeto iluminado
ou luminoso é colocado à frente da câmara, é formada na parede oposta ao
orifício uma imagem invertida semelhante ao objeto.
Os raios de luz que partem
do objeto em direção à câmara são referências para determinarmos a relação
entre a altura do objeto, altura da imagem, distância entre o objeto e a câmara
e o comprimento da câmara.
Exercícios Sobre Câmara Escura De Orifício
Estes exercícios
abordam as relações entre as alturas das imagens e as alturas e posições de
objetos frente a uma câmara escura de orifício.
DESENHE O ENUNCIADO DA QUESTÃO NA FOLHA PARA RESOLVER O PROBLEMA COLOCADO.
ISSO FACILITA O ENTRENDIMENTO E A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO .
Questão 1
(FEI) Uma câmara escura de orifício fornece a imagem de um
prédio, o qual se apresenta com altura de 5 cm. Aumentando-se para 100m a
distância do prédio à câmara, a imagem se reduz para 4cm de altura. Qual é a
distância entre o prédio e a câmara na primeira posição?
(ITA-SP) Um edifício iluminado pelos raios solares projeta uma
sombra de comprimento 72 m. Simultaneamente, uma vara vertical de 2,50 m de
altura, colocada ao lado do edifício, projeta uma sombra de comprimento 3,00 m.
Qual a altura do edifício?
A imagem formada em uma câmara escura de um objeto com altura H,
posicionado a uma distância D, é h. Se o objeto for reposicionado e colocado em
uma nova distância (D'), a imagem formada na câmara será h'. Sendo assim,
determine a razão entre h e h'.
Um prédio de 50 m está posicionado frente a uma câmara escura de
orifício de tamanho 6 cm. Sabendo que a imagem formada na câmara tem tamanho 3
cm, determine a distância entre o prédio e a câmara.
Para a primeira posição do prédio,
temos que a relação entre a altura do prédio (H) e a altura da imagem (h) é
igual à relação entre a distância do prédio à câmara (D) e o tamanho da câmara
(d), portanto:
H = D
h d
H =
D
5 cm d
H = 5cm . D
d
Essa mesma relação estabelecida para
a segunda posição do prédio em relação à câmara será:
Podemos relacionar as dimensões
citadas de modo que a razão entre a altura H do edifício e a altura da vara é
igual à razão entre o tamanho da sombra do prédio e o tamanho da sombra da
vara. Sendo assim, temos:
Podemos relacionar as dimensões
citadas de modo que a razão entre a altura H do edifício e a altura da vara é
igual à razão entre o tamanho da sombra do prédio e o tamanho da sombra da
vara. Sendo assim, temos:
A fotografia conceitual - como parte da arte conceitual - é um
gênero fotográfico em que o artista tira uma foto de um conceito ou ideia.
Neste tipo de fotografia, você tenta transmitir um conceito ou uma mensagem.
Alguns fotógrafos usam o Photoshop para editar e processar -
toda a magia acontece na câmara. Nesta coleção, nós extraímos 70 exemplos
imaginativos e belos deste maravilhoso tipo de fotografia.
EXEMPLO DE IMAGENS CONCEITUAIS:
FAÇA 3 FOTOS CONCEITUAIS COM UM TEMA(MENSAGEM) ESCOLHIDO POR VC E ENVIE P NOSSO GOOGLE SALA DE AULA DA NOSSA ELETIVA.
ESCREVA E FOTOGRAFE SUA RESPOSTA TB E ENVIE .
QUAL É A MENSAGEM DA IMAGEM Q VC FOTOGRAFOU QUER PASSAR.